//: EQUIPE

VANESSA GARCIA - Idealização/Criação, Direção Artística E Atuação

Vanessa Garcia é atriz, performer, pesquisadora das artes do corpo, diretora e coreógrafa, formada em licenciatura em dança plena pela Faculdade Angel Vianna e como atriz pelo Curso de Formação de Atores TEPA – Teatro Escola de Porto Alegre. Recebeu em 2011 o Prêmio Açorianos de Melhor Atriz, em Porto Alegre. Idealizadora, atriz e diretora artística do espetáculo e exposição “BU!”; Diretora e criadora do espetáculo “ILHAS”, realizado na Ilha da Madeira, em Portugal, no contexto do projeto INSUL’arts, produzido pelo Dançando com a Diferença; Atriz na Peça de Teatro “Levante”. CCSP – São Paulo. (Direção Eliana Monteiro / Teatro da Vertigem); Atriz na obra audiovisual “Contorno” para o projeto “Arte como Respiro”, do Itaú Cultural; Realizou as coreografias da novela “Amor de Mãe”, da Rede Globo;  Coreógrafa e participação como atriz no filme “Vai dar Nada” (direção Jorge Furtado); Fez a direção artística do show Gesto Bruto, de Victor Seixas;  A direção de movimento e assistência de direção do espetáculo “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, da Barca dos Corações Partidos (direção de Luiz Carlos Vasconcelos); Participou como atriz/performer do “Cabaret Voltaire” do Tempo Festival (direção de Jefferson Miranda); Assina a direção artística do Cd (lançado pela Biscoito Fino) e Show, “Pop Banana” da cantora Júlia Vargas. Atriz na peça “Le Circo de La Drag” (direção Juracy de Oliveira); Atriz no infantil “Dinossauros e Pelancas” (direção Juliana Linhares); Atriz no Espetáculo “Controversa, Animais Na Pista” (Direção Silvero Pereira E Jezebel De Carli); Trabalhou Como Atriz Na Super Série Da Globo “Os Dias Eram Assim”; Direção De Movimento E Coreografias Do Musical “DPA – Os Detetives Do Prédio Azul; Direção, Movimento E Preparação Corporal Do Espetáculo “Bataclã” – Grupo Nós Do Morro (Direção Fernando Melo Da Costa), Direção De Movimento E Preparação Corporal Da Peça Noites Do Vidigal – Grupo Nós Do Morro (Direção Fatima Domingues); Direção Artística Do Lançamento Do Selo Porangareté (Selo Da Maria Eugenia E Chico Eller), No Circo Voador. Entre Outros Trabalhos.

CESAR AUGUSTO - Direção Cênica

Membro Da Cia Dos Atores Desde A Sua Formação Como Ator, Diretor E Produtor. Desenvolveu E Participou De Outros Projetos E Ações Culturais Como O Riocenacontemporanea – Festival Internacional De Teatro Da Cidade Do Rio De Janeiro (Membro Da Diretoria E Curador), Festival De Teatro De São José Do Rio Preto (Curador), Núcleo De Festivais Internacionais Do Brasil (Associado), Dirige O TEMPO_FESTIVAL Das Artes, Festival Internacional, É Curador De Artes Cênicas Do Galpão Gamboa, Espaço Dirigido Por Marco Nanini E Fernando Libonati, Iniciando Este Trabalho Com O Projeto Gamboavista, Agraciado Pelo Prêmio APTR Na Categoria Especial. Em 2016, Foi Indicado Na Categoria Especial Do Prêmio Cesgranrio Pela Curadoria Do Galpão Gamboa, Ainda Em 2016, Foi Idealizador Da HOBRA – Residência Artística Holanda Brasil. Seus Últimos Trabalhos Como Ator Foram: “Insetos”, Indicado Para 13 Categorias Dos Principais Prêmios, Entre Eles Cesgranrio, Shell E APCA; “Conselho De Classe”, De Jô Bilac, Pelo Qual Foi Indicado Ao Prêmio APTR De Melhor Ator Protagonista; Édipo Rei”, “Mimosas Da Praça Tiradentes” E “Devassa”. Em Sua Trajetória Na Cia Dos Atores, Destaca-Se O Espetáculo “Ensaio.Hamlet”. Como Diretor, Encenou: “O Médico E O Monstro”, “TALVEZ”, Com Texto E Atuação De Álamo Facó, “Os Inocentes”, Com O Coletivo Brecha, “Peças De Encaixar”, “LaborAtorial”, “Próxima Parada”, “Mamãe”, Trabalho Solo De Álamo Facó, Vencedor Na Categoria Dramaturgia Do Prêmio Questão De Crítica E Indicado Ao Prêmio Cesgranrio 2016 Nas Categorias Melhor Ator, Melhor Texto Nacional E Melhor Espetáculo, Ao Prêmio APTR Na Categoria Melhor Autor; “A Tropa”, Texto De Gustavo Pinheiro Premiado No Festival Seleção Cena Brasil 2015, Com Otávio Augusto; “A Vida De Dr. Antonio Contada Por Ele Mesmo”, Baseado No Livro “Memórias De Um Rato De Hotel”, De João Do Rio; O Show E A Gravação Do DVD “Dusek Veste Machete” E O Espetáculo “Mondo Machete”, Ambos Com A Atriz, Cantora E Performer Silvia Machete, Entre Outros Trabalhos.

BIA JUNQUEIRA - cenário 

Artista interdisciplinar, diretora de arte, cenógrafa, designer, curadora, diretora artística, consultora e produtora cultural. Especializada em conceituar e criar espaços em suas múltiplas linguagens. Viveu 11 anos na França, onde atuou no teatro, audiovisual, artes visuais e em design de exposições. Desde seu retorno, vem expondo obras e instalações sensoriais e recebendo indicações e prêmios no âmbito teatral e cinematográfico dentre eles pelo conjunto de suas obras realizadas em 2016 pelos prêmios APTR e Fundação Cesgranrio e mais recentemente por “Eu, Moby Dick” direção Renato Rocha. Recebeu diversos prêmios e indicações. Representou o Brasil nas últimas Quadrienais de Praga 2015, 2019 e faz parte da curadoria para a de 2023.  Dentre as suas instalações destacamos: para a EXPO 98 Lisboa/PT; Casa do Verde/ “Chez le Vert” no MIS/SP; Tatuagem na Ferme de Buisson/França. Trabalhou com diretores como Bob Wilson, Joseph Svoboda, Patrice Chéreau e na Ópera de Paris. No Brasil, criou cenografia e/ou direção de arte para Hector Babenco, Guel Arraes, Cia dos Atores, Pedro Brício, Cesar Augusto, Renato Rocha, Michel Melamed, Walter Lima Júnior, Sergio Rezende, Marcos Bernstein. Jurada do Prêmio Shell de Teatro de 2013 a 2019, integrou em 2013 e 2014, o júri internacional do Divine Komedy International Festival – Cracóvia, Polônia. Curadora no festival online RIOFESTIV.AL, criadora, diretora-geral e curadora do riocenacontemporanea e do TEMPO_FESTIVAL.

LAVINIA BIZZOTTO – Direção De Movimento E Assistência De Direção

Nascida Em Goiânia, GO, Lavinia Bizzotto, É Bailarina, Diretora, Coreógrafa, Atriz E Professora De Dança. Possui Duas Formações Em Artes Cênicas, Uma Pelo Curso Profissionalizante De Atores Da CAL- Casa De Artes De Laranjeiras (Rio De Janeiro) E Outra Pelo Instituto CAL De Arte E Cultura Como Bacharel (Rio De Janeiro). Integrou Como Bailarina Intérprete A Quasar Cia. De Dança De 1997 A 2007, Posteriormente A Cia Renato Vieira De Dança, De 2009 A 2015 E A Cia De Dança Márcia Milhazes No Ano De 2016. Como Coreógrafa E Diretora Foi Contemplada Em 2014 Pelo Prêmio Funarte Caixa Carequinha De Estímulo Ao Circo Com O Projeto De Residência Artística AÉRIENNE- EM PLENO AR E Em 2015 Pelo Prêmio Funarte De Dança Klauss Vianna Com O Espetáculo A Pequena Morte. Como Atriz Foi Protagonista Do Longa Metragem ENSAIO – O Amor Não Diz Se É Para Sempre, Dir. De Tânia Lamarca (2013). Desenvolve O Seu Trabalho Autoral Como Artista Independente Desde 2008, Onde Estabeleceu Parcerias Com Os Corégrafos Juliana Moraes (SP), Vanessa Macedo (SP), Henrique Rodovalho (GO), Márcia Milhazes (RJ) E Edson Beserra (BR). Ministra Cursos E Workshops Pelo Brasil E Como Diretora E Intérprete Lavinia Bizzotto Busca Se Aprofundar Em Propostas Artísticas Que Lhe Possibilitem Dar Continuar À Sua Pesquisa Corporal E Cênica Que Tem Como Características A Hibridez Das Linguagens Entre Dança E Teatro E Nas Suas Questões Autobiográficas E Do Feminino.

MAYARA MÁXIMO - Dramaturgia

Mayara Máximo Se Formou Pela Casa Das Artes De Laranjeiras (2010) E Faculdade Angel Vianna, Licenciatura, (2016). Desenvolveu Alguns Trabalhos Como Atriz Com Diretores Como Bia Lessa E Thierry Trémouroux. Como Diretora De Movimento Assinou O Espetáculos “Fora Da Caixa” E “Anões De Jardim” (2017), Direção Ivan Sugarara, “Confissões De Adolescente”, “Romeu E Julieta” (2016/ 2017), Direção Bia Oliveira E “Loucamente Apaixonados” (2016), Direção Tiago Santiago. Ministrou Um Curso Fruto Da Sua Pesquisa De Monografia “Orientando O Seu Processo Criativo”, Na Cal, Espaço Rampa (2016). Assina A Direção E Dramaturgia Do Espetáculo “Ensaio Sobre O Amor Pelo Buraco Da Fechadura” Que Esteve Em Cartaz Por 4 Anos Na Cidade Do Rio De Janeiro (2012). Participou Como Bailarina E Assinou A Dramaturgia Do Espetáculo De Dança/Teatro “Quase” (2018), Que Esteve Na Abertura Do Festival Dança Em Trânsito, Direção Vanessa Garcia. Colaborou Da Direção E Preparação Corporal Do Espetáculo Itinerante “Amazona” (2018), Direção Ricardo Cabral.

JOÃO PAULO casalino - Direção E Criação Audiovisual

Bacharel Em Comunicação Social Pela PUC-Rio, Especialização Em Cinema. Diretor De Fotografia No Canal De Youtube Porta Dos Fundos, Onde O Video Mais Visto, “Sobre A Mesa”, Obteve Mais De 20 Milhoes De Visualizações. Trabalhou Em Produções De Grande Porte, Com Destaque Para O Filme “Entre Abelhas”, Nona Maior Bilheteria Nacional De 2015. Trabalhou Em Programas De Televisão, Sendo O Mais Recente “Me Salva” Reality Show Para O Canal “Shoptime”. Dirigiu E Fotografou Diversos Clipes Musicais, Dentre Eles “TCHOTCHOMARY” Com Mais De 1,6 Milhoes Visualizações. Trabalhou Com Publicidade Para Lacta, Farm, Médicos Sem Fronteiras, Entre Outras Empresas Menores. Fez Institucionais Para A BMW, Souza Cruz, Coca-Cola E Pay Pal. Entre Seus Curtas Metragens, Se Destaca “Depois Que Te Vi” Com Três Prêmios Internacionais (AS Film Festival – Itália; Tlanchana Fest – México E Falcon Film Festival – Inglaterra).

RONALDO SOARES - Direção E Criação Audiovisual

Eleito “Diretor Do Ano” Pela Associação Brasileira De Propaganda (2000), Bacharel Em Comunicação Social, Habilitado Em Publicidade E Propaganda Pela Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro, Comecei A Carreira Fazendo Estágio Em Todos Os Departamentos Da Agência Artplan Publicidade. Em Seguida , Estagiei Na Produção Do Curta Metragem “Damas Da Noite” , De Sandra Werneck , E Na Produtora Hiperfilmes, De Murilo Salles. Fui Contratado Como Assistente De Direção Pela Produtora Yes Rio Produções E, Depois, Na Jodaf Yes , Comecei A Dirigir Filmes. Sócio Da Espiral Filmes ,Rio De Janeiro, Até Ser Contratado Pela TV Zero, Onde Atuei Como Diretor Entre 1998 E 2007. Até Começo De 2016, Dirigi Na Fulano Filmes Diversos Trabalhos Para Clientes Como : Coca-Cola, Tim, Brasil Telecom, Oi, GM, Honda, TV Globo, Jornal O Globo, Fiat, Banco Do Brasil, Guaraná Kuat, Sebrae, Embratel, Tim Festival, Entre Outros. Fora Da Publicidade Atuei Como Assistente De Direção Na Peça Teatral “Algemas Do Ódio”, Com Texto E Direção De Miguel Falabella E “No Coração Do Brasil” , Também De Miguel Falabella, Onde Dirigi O Filme Que Encerrava A Peça. Dirigi Clipes Pra Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Rogê, Entre Outros. Para Leo Burnet Dirigi O Documentário “Base Da Pirâmide” E Para A Agência Prole O Mini Doc. “Rio Life”. Em 2001 Fui Responsável Pela Direção De Imagens Para “Rachmaninov – O Último Romântico” , Da Orquestra Sinfônica Brasileira, Com Regência De Yeruham Scharovsky E O Solista Arnaldo Cohen, Produção Do Jornal O Globo, Com Projeções Em Um Telão Na Enseada De Botafogo Para Um Público De, Aproximadamente, 50 Mil Pessoas . Dirigi A Série De Docs Comerciais “Parceiros Do Brasil” E “Prefeito Empreendedor” Para O Sebrae , Da Agência Giovanne. Atualmente Trabalho Na Realização E Edição De Um Documentário , Filmado Na Indonésia, Que Fala De Novas Formas De Se Relacionar Com O Planeta, Da Diretora Carla Nobre Mendes, Idealização, Realização E Direção Do Projeto “Corpos Desviantes”, Série De Mini Docs Sobre Pessoas Que Usam A Arte Como Forma De Resistência, Roteiro E Direção Do Longa Metragem “Uma Fada Em Minha Casa”, Audiovisual Para O Espetáculo Teatral “Reza”, Com A Orquestra Dos Pretos Novos, Direção Carmen Luz, Que Esteve Recentemente Em Cartaz No SESC Rio , Além De Continuar Atuando Na Direção De Filmes Publicitários.

FERNANDA MANTOVANI - Desenho De Luz

Iluminadora Cênica, Sua Última Indicação Foi Para O Premio CEBETIJ Pela Luz Do Espetáculo O Príncipe Poeira E A Flor Da Cor Do Coração, Com Direção De Saulo Sisnando. Foi Indicada Ao Prêmio Shell De 2016 Pelo Projeto De Luz Para O Espetáculo,“Missa Para Clarice”, Com Direção De Eduardo Wotzik, Em Parceria Com Seu Irmão Tiago. Em 2012 Foi Indicada Ao PRÊMIO SHELL E Para O PRÊMIO APTR Por Seu Projeto De Luz Para O Espetáculo “Breve Encontro”, Também De Eduardo Wotzik. E Em 2014 Pelo Prêmio Zilka Salaberry, Foi Indicada Com A Luz Do Espetáculo “A Hora Do Poço Ou A Boca Do Céu” Em Parceria Com Tiago Mantovani E Com Direção De Fabiano Boechat. Tem Na Bagagem Inúmeros Espetáculos Que Se Acumularam Ao Longo Dos Mais De 20 Anos De Carreira. Nesse Período Trabalhou Ao Lado De Taná Corrêa, Zé Celso, Walter Lima Jr, Nelson Rodrigues Filho, Domingos Oliveira, Karen Acioly. Destacando A Atuação Em Dança Com Regina Miranda, Carmen Luz E Sonia Destri Lie. Também A Experiência Em Shows, Clips E Exposições.

LUIZA FARDIN - Figurinos

Figurinista, Graduada Em Design De Moda E Vestuário Pela FAESA (ES) E Pós Graduada Em Figurino E Carnaval Pela Universidade Veiga De Almeida (RJ). Sua Trajetória No Figurino Iniciou-Se Em 2004 No Teatro E No Cinema No ES. Residente No Rio De Janeiro Desde 2010, Atua No Teatro E Audiovisual Brasileiro. Dentre Os Trabalhos No Teatro, Destacam-Se: Se Eu Fosse Iracema, Direção De Fernando Nicolau; Balé Ralé, 3 Maneiras De Tocar No Assunto, A Doença Do Outro – Direções De Fabiano Dadado De Freitas; Nunca Fui Canalha E A Sala Laranja, Direções De Victor Garcia Peralta; Le Circo De La Drag E 12 Pessoas Com Raiva, Direção De Juracy De Oliveira; Entre Muitos Outros. No Cinema, Assinou Os Figurinos De Teobaldo Morto, Romeu Exilado, Direção De Rodrigo De Oliveira; O Último Virgem, Direção De Rilson Baco E Felipe Bretas; Os Incontestáveis, Direção De Alexandre Serafini; Homem Livre, Direção De Álvaro Furloni; Ciclos, Direção De Ian SBF; Junto Com Elisa Faulhaber, Dividiu A Assinatura Dos Figurinos De Fazendo Meu Filme, Direção De Pedro Antônio Paes; Desapega!, Direção De Hsu Chien, Como Figurinista Assistente. Também Atua Como Coordenadora De Figurino Em Vários Filmes/Séries Nacionais E Internacionais. Sempre Curiosa Na Utilização De Materiais Alternativos, Em 2017 Ganhou Os Prêmios Cesgranrio, Shell E APTR 2017 Pelo Figurino Do Solo “Se Eu Fosse Iracema”.

ANDERSON MILFONT - Visagismo

Natural De Fortaleza-Ceará, Formado Em Maquiagem Cênica, Artística E Maquiagem FX, Pela Porto Iracema Das Artes. Trabalhou Como Visagista Em Espetáculos Como “Le Circo De La Drag”(2017/2018) De Juracy De Oliveira, No Lançamento E Projeto Inicial Do Grupo Musical “Primavera Nos Dentes”(2017) De Charles Gavin, E Como Maquiador Em “A Mão Na Face” E “Uma De Duas” Do Grupo Bagaceira. E Em 2021 Entrou Na Equipe Do Show Dos Famosos Do Domingão Com Huck.

Azullllllll - Direção musical

Artista trans não-binárie, cantore e produtore musical, Azullllllll atua nos campos da música, performance, artes visuais e cênicas buscando os pontos de entrelaçamento entre linguagem&experiência, arte&vida, eztétyka&ética.
Azullllllll tem na bagagem 10 espetáculos de teatro musical, mais de 8 trilhas sonoras/direções musicais (incluindo “Monstros” com 3 indicações a prêmio de melhor direção musical/adaptação; “bicho”, “Cara de Fogo” e “ajuste”, todos com direção de Georgette Fadel, nos quais também performou.), instalações (“Máquina de Contato”, Lab Sônica – Oi Futuro; “Cura com o Escuro”, SIART Bolívia – Bienal Internacional de Arte 2018; “primeira monotonia”, Galeria Aljustrel – Portugal 2018; “quando a gente estava ali”, de Anna Costa e Silva) e performances (“@continuovive”; “In The Hole”, RJ/NY; “pai, não fui eu, eu te amo”; “fotocrime”, ONIA Coletivo, com Cecília Gallindo Cornélio; “eu que estou à espera”, com Anna Costa e Silva; “benção”, com Dual; etc.)